Pular para o conteúdo principal

5 dicas para criar crianças éticas e bondosas


Pesquisadores da Harvard dão 5 dicas para criar crianças éticas e bondosas

Seu objetivo é que seu filho seja um adulto bem sucedido e feliz no futuro? A orientação dos pesquisadores de Harvard é: ensine as crianças desde cedo a serem pessoas generosas e altruístas. Isso não é apenas a coisa certa a fazer, como também é fundamental para que eles desenvolvam relacionamentos saudáveis – uma das maiores fontes de felicidade dos seres humanos – e saibam interagir em sua vida pessoal e no trabalho. Sim, no mercado de trabalho! O sucesso depende mais do que nunca de saber colaborar com os outros e crianças empáticas e socialmente conscientes colaboram mais.
Aqui vão 6 dicas práticas para você plantar a sementinha do bem nos seus filhos:
1) Passe tempo com seus filhos
ce1
Esse é a base de tudo. As crianças aprendem a se importar e respeitar o próximo quando elas são tratadas com respeito e amor. Converse, faça perguntas, escute as respostas com interesse, planeje coisas legais para fazerem juntos, leia livros na hora de dormir. Uma criança que se sente amada já tem meio caminho andado.
2) Dê o exemplo
ce2
As crianças aprendem a ter comportamentos éticos e morais observando o comportamento dos pais e de outros adultos que elas respeitam. Preste atenção em você mesmo. Você está se comportando da maneira honesta, ética e generosa que você deseja ver nas crianças? Está sabendo resolver seus próprios conflitos com tranquilidade? Claro que ninguém é perfeito todo o tempo e por isso que é tão importante dar o exemplo também reconhecendo erros, sendo humilde e avaliando nosso próprio comportamento. Errou? Admita e busque melhorar.
3) Fale em alto e bom som que generosidade e valores éticos são importantes.
ce3
Apesar de muitos pais falarem que isso é uma prioridade muitas crianças não estão escutando. As crianças precisam escutar em alto e bom som que a felicidade dos outros é tão importante como a nossa, que a gente tem que fazer a coisa certa mesmo quando é mais difícil, que temos que honrar nossos compromissos, ser justos. Encoraje seus filhos a tomarem decisões sob a luz da ética e do respeito ao próximo.
4) Crie oportunidades para que as crianças pratiquem a gratidão.
ce4
Gratidão é a palavra da vez para quem está buscando a felicidade. Vários estudos mostram que quem reconhece as coisas boas da sua vida é muito mais feliz. O músculo da gratidão tem que ser exercitado para ficar forte. Encoraje as crianças a expressarem gratidão: obrigada para aquela professora bacana, obrigada pelo ida no parquinho com a vovó, obrigada pela aquela comidinha especial, obrigada por ter me ajudado com o dever de casa.
5) Ensine-os a verem além do próprio mundinho. 
ce5
A maioria das crianças se importa com sua família e com seus amigos. O grande desafio é fazer com que desenvolvam empatia em relação a alguém fora do seu círculo social, o aluno novo da classe, alguém que não fala a sua língua, o faxineiro da escola, alguém que mora em um país muito distante. Ajude o seu filho a dar o “zoom out” no mundo. Converse sobre notícias, sobre as dificuldades de pessoas que moram longe. Ou apenas converse sobre pessoas diferentes de vocês. Isso já ajuda as crianças a entenderem que o mundo é muito mais do que a gente pode ver – excelente capacidade para se desenvolver em uma realidade tão globalizada.
Esse texto é uma adaptação/tradução livre deste artigo no upworthy e deste no Washington Post. O estudo da Harvard citado no texto acima faz parte do projeto Making Care Commom, que tem como objetivo ajudar pais e educadores a ensinar ética e empatia para crianças. O site deles vale a visita!
O texto acima é uma tradução e adaptação do site “Tudo sobre minha mãe”, conforme créditos já inseridos no rodapé deste texto. Recomendamos, com carinho, que todos visitem o site!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomas de abdução e/ou contato extraterrestre

Você acredita em extraterrestres? Você acha que já foi contatado e/ou abduzido? Esse site da hipnoterapeuta Cassyah Faria auxilia nessa questão! (Não sei como é o trabalho que ela desenvolve, mas gostei do conteúdo do site, por isso estou indicando como fonte de informação!) Fonte das informações/imagem a seguir: http://www.contatadoseabduzidos.com.br/sintomas-de-abducao-extraterrestre/ São sintomas comuns de abdução: Memórias a bordo de nave. Algumas experiências são típicas de uma vivência dentro de nave. Elas podem surgir como memórias difusas ou sonhos bizarros.  Também há sintomas físicos dessas ocorrências. Por exemplo: Ver diversos tipos de seres, trabalhando juntos. Alguns aparecem como seres de “luz” ou “energia”, geralmente com silhueta humana, alguns de grande beleza. Seres pequenos, com pouca ou nenhuma expressão facial e corpo infantil. Os famosos greys. Alguns parecem animalescos e até reptilianos, com atos robóticos, bizarros. Outros podem parecer famil...

Horas iguais aos minutos é um sinal!

Fonte: Luz da Serra http://www.luzdaserra.com.br/horas-iguais-aos-minutos-%E2%80%93-e-um-sinal  Desde os primórdios da humanidade, sempre tentamos entender os mistérios e relações da natureza e dos fenômenos naturais com nossa existência e com o porquê de vivermos aqui na Terra.  Genericamente, é possível dizer que viemos à Terra para aprender e evoluir constantemente através da dança cósmica da vida. Esse planeta onde vivemos pode ser comparado a um sistema carcerário de alta   performance , de onde só podemos sair no dia em que nosso espírito tiver condições de se tornar mais leve que o ar. Algumas pessoas tentam fugir dessa prisão ao cometer suicídio, mas isso só piora as coisas, pois o espírito, a partir dessa opção, experimenta ainda mais sofrimento em zonas mais densas e inferiores do que essa zona terrestre onde estamos vivendo nossa encarnação. Entretanto, Deus nos disponibiliza formas de acelerar nosso processo evolutivo e, em sua infinita bondade ...

Sincretismo: São Jorge e Ogum!

Hoje é dia de São Jorge: 23 de abril! Saiba mais sobre o  santo guerreiro! São Jorge – Ogum e Oxossi – o Santo/Orixá da luta e da sobrevivência é festejado hoje no Brasil Ouça também canções em homenagem a São Jorge e Ogum Por: Julinho Bittencourt / Fonte: Revista Fórum Junto aos escravos que chegaram à costa brasileira, a partir da primeira metade do século XVI, empilhados em navios negreiros, vieram os seus Orixás. De acordo com a tradição ioruba, descrita pelo etnólogo e fotógrafo franco-brasileiro Pierre Fatumbi Verger em seu livro “Orixás”, “É sempre Ogum quem desfila na frente, ‘abrindo caminho’ para os outros orixás, quando eles entram no barracão nos dias de festa, manifestados e vestidos com suas roupas simbólicas”. Ogum ficou conhecido no Brasil como Deus dos guerreiros, “filho mais velho de Odùduà, o fundador do Ifé. Era um temível guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos”. Ogum é também “o primeiro a ser saudado de...